quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Alimentos Anti-inflamatórios e suas Propriedades


Você sabe pra que servem os Alimentos Antinflamatórios?

Com a correria do dia a dia somos extremamente influenciados a nos alimentar de industrializados, Fast Foods, refrigerantes... Alimentos práticos e rápidos. Mas será que você sabe o que esse tipo de alimento está causando no seu corpo? Bem, isso é assunto para outro post. Neste, quero apresentar a vocês uma alimentação antinflamatória que além dos benefícios a saúde, eles ajudam na perda de gordura e principalmente na celulite, que nada mais são que inflamações.

Alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas levam a uma ação desnecessária da imunidade, causando dores, cansaço, lesões em vasos sanguíneos, podendo gerar danos irreparáveis no corpo.
Para acabar com esse problema, além de melhorar a sua rotina de alimentação e incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia, alguns alimentos são muito bons em combater os processos inflamatórios! Assim, é fácil conseguir nutrientes e ainda controlar o sistema imune.

"O Desafio 30 Dias Para Emagrecer propõe uma mudança de hábitos."

Fazer escolhas saudáveis pode parecer nada prático, mas assim que isso se tornar um hábito, se tornará cada vez mais prático também. Vale a pena fazer aquela velha e boa comidinha caseira, levar sempre um lanchinho saudável para quando bater a fome, você ter uma opção saudável.

Lista de Alimentos Antinflamatórios:

ABACATE

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

ABACAXI

O Abacaxi é rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal. Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão, por isso é muito usado em dietas de emagrecimento.

ABÓBORA

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

AÇAFRÃO

O açafrão tem poderes anti inflamatórios, 100% naturais, além de aumentar a capacidade anti oxidante do corpo contém componentes bioactivos com poderosas propriedades medicinais.

ALFACE

Alface contém umidade, energia, proteína, gordura, carboidratos, fibra alimentar, e açúcares. As vitaminas e minerais encontradas na alface incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, juntamente com vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B-6, C, A, E, e vitamina K.

ALHO

O Alho tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida combatendo infecções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento e muitas outras propriedades

AZEITE

O azeite é pobre em ácidos gordos saturados e rico em antioxidantes, como a vitamina E. Como estimula a contração muscular, o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre. A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças, podendo os laxantes mais fortes causar danos.

BATATA DOCE

Na batata doce encontramos boas fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Atua como retardante do envelhecimento porque contém uma proteína específica que atua como antioxidante; Tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso.

BRÓCOLIS

Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam  que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

CASTANHA DO PARÁ

O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino.

CEBOLA

A melhor forma de aproveitar os benefícios da cebola é consumi-la crua. Assim, ela estimula o funcionamento do fígado, o pâncreas e a vesícula, ao mesmo tempo em que melhora a atividade digestiva.

CENOURA

A cenoura é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Possui grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas, além de possuírem quantidade insignificante de gorduras e serem isentas de colesterol.

CEREJA

Possui uma altíssima concentração de Melatonina, um hormônio poderosíssimo e que provoca sonolência. E ela ainda tem o poder de enriquecer a qualidade do sangue e evitar o acúmulo de gordura nas artérias, entre outros diversos benefícios que o seu consumo trás para a nossa saúde. Ela é antioxidante, antiinflamatória, é bastante rica em vitamina A e C.

CHIA

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. 

COGUMELO

O cogumelo contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. "O alimento também é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento.

  • Shiitake: apresenta coloração escura e píleo (aquele "chapeuzinho") largo. Bom para saladas, massas, molhos e risotos.


  • Shimeji: nas cores preto e branco, tem um píleo menor. Delicioso quando grelhado e como acompanhamento de carnes.


  • Funghi: de origem italiana, esse tipo é bastante utilizado em massas, risotos e molhos. O termo significa cogumelo em português e é popularmente conhecido como funghi secchi ou cogumelo seco.

CRAMBERRIES

Com poucas calorias, a craberry é ótima benéfica para a saúde porque contem fibras, vitamina C e minerais, com manganês, magnésio, fósforo e potássio. “O destaque, contudo, são os seus compostos bioativos, as antocianinas e os flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes.

GENGIBRE

Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

GERGELIM

 A semente de gergelim evita o envelhecimento precoce e é capaz de prevenir algumas doenças – além de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento das células.  A boa quantidade de fibras é outro grande benefício do consumo do gergelim! Em 10 g da semente, você encontra 5% das necessidades diárias de consumo. Elas ajudam a equilibrar os níveis de gorduras no sangue.

LENTILHA

Ricas em vitaminas, proteínas, ferro e fibras, as lentilhas são pequenas leguminosas super concentradas. Apenas 11,2% de sua massa total é de água, e o melhor de tudo é que elas possuem 0% de gordura. Isso mesmo, a lentilha não possui nenhum tipo de gordura. Nem mesmo as benéficas como o ácido graxo poliinsaturado. Um copo inteiro de lentilhas cozidas possui apenas 230 calorias

LIMÃO

O limão está cheio de vitamina C e além disso, graças a essa vitamina, o limão ajuda a ter ferro no sangue. Também, ao aumentar a absorção de ferro reforça os ossos, as articulações, e previne o aparecimento de nódoas negras ou de sangramento nas gengivas. É super nutritivo pois além de conter vitamina C também possui vitamina B, E e minerais como: potássio, cálcio, magnésio, cobre, fósforo, zinco, ferro e magnésio. Portanto, consumir limão reforça o sistema imunológico, pois estimula os glóbulos brancos. Além de prevenir resfriados. A vitamina C junto com o ácido cítrico previne possíveis doenças infecciosas.

LINHAÇA

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 

MAMÃO

Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

MELÃO

O melões tem vitamina B. as vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia. O melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso, porque eles são pobres em sódio, gordura, colesterol e pobre em calorias (um copo inteiro de melancia contém apenas 48 calorias). Eles também fazem você se sentir mais cheio por causa do alto teor de água. A doçura natural encontrado nos melões irá ajudá-lo a não ser tentado a pegar os doces calórico.

NOZES

Fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células. Além disso, sabe-se que contêm e oferecem aos seus consumidores frequentes proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, aminoácidos como a lecitina, ômega-3, todos fornecedores de inúmeros benefícios, prontos a nos ajudarem na redução do colesterol ruim.

ORÉGANO

Sedativo, antiespasmódica, béquica, carminativa, antirreumáticas. Combate a tosse, as doenças do pulmão, as dores musculares; Afecções estomacais: indigestão, gases, cólicas, enjoo; cefaleias e queixas nervosas; Afecções respiratórias, dores articulares e musculares; Dor de dente; Repelente de formigas; antibacteriana, fungicida, antioxidante; Agente estrogênico.

PEIXE (Salmão e Sardinha)

O peixe é rico em proteínas especiais, as chamadas proteínas complexas, que são capazes de fornecer a maioria dos aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não consegue produzir. Contém vitamina B1, responsável pelo controle das enzimas envolvidas nas reações químicas que degradam a glicose para o fornecimento de energia. Possui, além desses nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, o ômega 3 (tipo de gordura não saturada) que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, auxilia no desenvolvimento cerebral. E por agir nas células nervosas, o ômega 3 encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.

PIMENTÃO (Verde, Vermelho e Amarelo)

além de ser muito saborosa é muito benéfica para a saúde. O pimentão é fonte de betacaroteno, vitamina C, e betacriptoxantina, um precursor da vitamina A, excelente para o coração.

REPOLHO

O Repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importante para boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina K e Ácido fólico. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal e consumido cru. 

RÚCULA

A taxa de calorias é mínima. 20 gramas de rúcula possui apenas 5 calorias. É uma excelente fonte de fibra dietética, de ferro - bom para o funcionamento do cérebro, potássio e das vitaminas C, A, P e K. Sendo estas duas últimas de importância significativa para o bom desempenho das funções do fígado.

TOMATE

Tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno). Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B. Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio. É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).

UVA

A uva possui muitas propriedades benéficas à saúde, pela presença de vitaminas, como a C e as do complexo B, a frutose e glicose, sendo uma ótima fonte de energia. Esta fruta é muito boa para a saúde do coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas intestinais. A casca da uva aumenta o colesterol “bom” (o HDL), e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos, além de ser um ótimo laxante natural.

Assista ao vídeo do Desafio aonde eu mostro todos os Alimentos Antinflamatórios que compramos na feira do supermercado


Nenhum comentário:

Postar um comentário