Você sabe pra que servem os Alimentos Antinflamatórios?
Com a correria do dia a dia somos extremamente influenciados a nos alimentar de industrializados, Fast Foods, refrigerantes... Alimentos práticos e rápidos. Mas será que você sabe o que esse tipo de alimento está causando no seu corpo? Bem, isso é assunto para outro post. Neste, quero apresentar a vocês uma alimentação antinflamatória que além dos benefícios a saúde, eles ajudam na perda de gordura e principalmente na celulite, que nada mais são que inflamações.
Alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas levam a uma ação desnecessária da imunidade, causando dores, cansaço, lesões em vasos sanguíneos, podendo gerar danos irreparáveis no corpo.
Para acabar com esse problema, além de melhorar a sua rotina de alimentação e incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia, alguns alimentos são muito bons em combater os processos inflamatórios! Assim, é fácil conseguir nutrientes e ainda controlar o sistema imune.
"O Desafio 30 Dias Para Emagrecer propõe uma mudança de hábitos."

ABACATE
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
ABACAXI
O Abacaxi é rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal. Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão, por isso é muito usado em dietas de emagrecimento.
ABÓBORA
A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
AÇAFRÃO
O açafrão tem poderes anti inflamatórios, 100% naturais, além de aumentar a capacidade anti oxidante do corpo contém componentes bioactivos com poderosas propriedades medicinais.
ALFACE
Alface contém umidade, energia, proteína, gordura, carboidratos, fibra alimentar, e açúcares. As vitaminas e minerais encontradas na alface incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, juntamente com vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B-6, C, A, E, e vitamina K.
O Alho tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida combatendo infecções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento e muitas outras propriedades
AZEITE
O azeite é pobre em ácidos gordos saturados e rico em antioxidantes, como a vitamina E. Como estimula a contração muscular, o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre. A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças, podendo os laxantes mais fortes causar danos.
Na batata doce encontramos boas fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Atua como retardante do envelhecimento porque contém uma proteína específica que atua como antioxidante; Tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso.
BRÓCOLIS
Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.
CASTANHA DO PARÁ
O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino.
CEBOLA
A melhor forma de aproveitar os benefícios da cebola é consumi-la crua. Assim, ela estimula o funcionamento do fígado, o pâncreas e a vesícula, ao mesmo tempo em que melhora a atividade digestiva.
CENOURA
A cenoura é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Possui grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas, além de possuírem quantidade insignificante de gorduras e serem isentas de colesterol.
CEREJA
Possui uma altíssima concentração de Melatonina, um hormônio poderosíssimo e que provoca sonolência. E ela ainda tem o poder de enriquecer a qualidade do sangue e evitar o acúmulo de gordura nas artérias, entre outros diversos benefícios que o seu consumo trás para a nossa saúde. Ela é antioxidante, antiinflamatória, é bastante rica em vitamina A e C.
CHIA
A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento.
COGUMELO
O cogumelo contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. "O alimento também é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento.
- Shiitake: apresenta coloração escura e píleo (aquele "chapeuzinho") largo. Bom para saladas, massas, molhos e risotos.
- Shimeji: nas cores preto e branco, tem um píleo menor. Delicioso quando grelhado e como acompanhamento de carnes.
- Funghi: de origem italiana, esse tipo é bastante utilizado em massas, risotos e molhos. O termo significa cogumelo em português e é popularmente conhecido como funghi secchi ou cogumelo seco.
CRAMBERRIES
Com poucas calorias, a craberry é ótima benéfica para a saúde porque contem fibras, vitamina C e minerais, com manganês, magnésio, fósforo e potássio. “O destaque, contudo, são os seus compostos bioativos, as antocianinas e os flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes.
GENGIBRE
Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
GERGELIM
A semente de gergelim evita o envelhecimento precoce e é capaz de prevenir algumas doenças – além de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento das células. A boa quantidade de fibras é outro grande benefício do consumo do gergelim! Em 10 g da semente, você encontra 5% das necessidades diárias de consumo. Elas ajudam a equilibrar os níveis de gorduras no sangue.
LENTILHA
Ricas em vitaminas, proteínas, ferro e fibras, as lentilhas são pequenas leguminosas super concentradas. Apenas 11,2% de sua massa total é de água, e o melhor de tudo é que elas possuem 0% de gordura. Isso mesmo, a lentilha não possui nenhum tipo de gordura. Nem mesmo as benéficas como o ácido graxo poliinsaturado. Um copo inteiro de lentilhas cozidas possui apenas 230 calorias
LIMÃO
O limão está cheio de vitamina C e além disso, graças a essa vitamina, o limão ajuda a ter ferro no sangue. Também, ao aumentar a absorção de ferro reforça os ossos, as articulações, e previne o aparecimento de nódoas negras ou de sangramento nas gengivas. É super nutritivo pois além de conter vitamina C também possui vitamina B, E e minerais como: potássio, cálcio, magnésio, cobre, fósforo, zinco, ferro e magnésio. Portanto, consumir limão reforça o sistema imunológico, pois estimula os glóbulos brancos. Além de prevenir resfriados. A vitamina C junto com o ácido cítrico previne possíveis doenças infecciosas.
LINHAÇA
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
MAMÃO
Cada 100 gramas de mamão apresenta, em média, 50 calorias. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
MELÃO
O melões tem vitamina B. as vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia. O melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso, porque eles são pobres em sódio, gordura, colesterol e pobre em calorias (um copo inteiro de melancia contém apenas 48 calorias). Eles também fazem você se sentir mais cheio por causa do alto teor de água. A doçura natural encontrado nos melões irá ajudá-lo a não ser tentado a pegar os doces calórico.
Fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células. Além disso, sabe-se que contêm e oferecem aos seus consumidores frequentes proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, aminoácidos como a lecitina, ômega-3, todos fornecedores de inúmeros benefícios, prontos a nos ajudarem na redução do colesterol ruim.
ORÉGANO
Sedativo, antiespasmódica, béquica, carminativa, antirreumáticas. Combate a tosse, as doenças do pulmão, as dores musculares; Afecções estomacais: indigestão, gases, cólicas, enjoo; cefaleias e queixas nervosas; Afecções respiratórias, dores articulares e musculares; Dor de dente; Repelente de formigas; antibacteriana, fungicida, antioxidante; Agente estrogênico.
PEIXE (Salmão e Sardinha)
O peixe é rico em proteínas especiais, as chamadas proteínas complexas, que são capazes de fornecer a maioria dos aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não consegue produzir. Contém vitamina B1, responsável pelo controle das enzimas envolvidas nas reações químicas que degradam a glicose para o fornecimento de energia. Possui, além desses nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, o ômega 3 (tipo de gordura não saturada) que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, auxilia no desenvolvimento cerebral. E por agir nas células nervosas, o ômega 3 encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.
PIMENTÃO (Verde, Vermelho e Amarelo)
além de ser muito saborosa é muito benéfica para a saúde. O pimentão é fonte de betacaroteno, vitamina C, e betacriptoxantina, um precursor da vitamina A, excelente para o coração.
REPOLHO
O Repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importante para boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina K e Ácido fólico. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal e consumido cru.
RÚCULA
A taxa de calorias é mínima. 20 gramas de rúcula possui apenas 5 calorias. É uma excelente fonte de fibra dietética, de ferro - bom para o funcionamento do cérebro, potássio e das vitaminas C, A, P e K. Sendo estas duas últimas de importância significativa para o bom desempenho das funções do fígado.
TOMATE
Tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno). Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B. Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio. É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).
UVA
A uva possui muitas propriedades benéficas à saúde, pela presença de vitaminas, como a C e as do complexo B, a frutose e glicose, sendo uma ótima fonte de energia. Esta fruta é muito boa para a saúde do coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas intestinais. A casca da uva aumenta o colesterol “bom” (o HDL), e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos, além de ser um ótimo laxante natural.
Assista ao vídeo do Desafio aonde eu mostro todos os Alimentos Antinflamatórios que compramos na feira do supermercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário