sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Chá de Hibisco Causa Infertilidade? Mito ou Verdade?

   É Aliado no Emagrecimento

Grande parte da popularidade dessa bebida pode ser atribuída à sua fama de emagrecedor, e isso tem fundamento. O chá de hibisco é termogênico, ou seja, é capaz de potencializar o gasto energético e a queima de calorias, pois enquanto está sendo digerido, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal. Ele também reduz a adipogênese, isto é, a formação de novas células adiposas, combatendo o acúmulo de gorduras em locais como o abdômen e o quadril. "O chá de hibisco age facilitando a digestão e impedindo a absorção dos carboidratos - através da substância faseolamina - e gorduras dos alimentos, além de anular a ação de hormônios que retém líquidos", explica a médica nutróloga Alice Amaral.


É verdade que o Hibisco causa infertilidade?

"Existem estudos que evidenciam que o consumo continuo do chá de hibisco pode interferir nos níveis circulantes do hormônio estrogênio e, com isso, inibir a ovulação e causar infertilidade transitória", explica a endocrinologista Flávia Junqueira, da Clínica Goa Health Club. Este estudo foi feito com o chá concentrado de hibisco. Ou seja, o uso do hibisco pode diminuir a ovulação ou até mesmo evitar que a mulher ovule enquanto estiver fazendo uso diário do chá, mas assim como as pilulas anticoncepcionais o consumo do hibisco não deixa a mulher estéril, isso é um mito, e apesar de um dos seus efeitos ser o de inibir a ovulação, não deve ser usado como um método contraceptivo pois ele não tem essa finalidade. Para as mulheres que estejam tentando engravidar ou amamentando o chá de hibisco não é aconselhável. Para as demais que ainda não chegou a hora de ter um bebê podem fazer o uso do chá sem medo, porém sem exageros.

O Hibisco pode ser consumido sem limites?

Apesar das várias vantagens associadas ao consumo do chá de hibisco, é preciso ter bom senso e cuidado ao introduzir a bebida na rotina diária. O excesso pode ocasionar uma sobrecarga hepática e renal e intoxicar o organismo. Seu efeito diurético também deve ser motivo de cautela. "Quando usado sem medida, ele pode eliminar eletrólitos, como potássio e sódio e ocasionar alterações musculares e da pressão arterial", afirma Alice Amaral.

Quantidade diária recomendada pelos nutricionistas

Os nutricionistas recomendam uma quantidade máxima de 6 g por dia da planta (2 colheres de sopa que podem ser diluídas em até 1 litro de água fervendo), a quantidade considerada ideal de magnésio, cálcio, potássio e fósforo. "O ideal é que a pessoa consulte um médico para avaliar qual a quantidade de chá deve ser ingerida, levando em conta outros fatores, como o uso de medicações com efeito diurético, que podem ser potencializadas com o consumo do chá", indica a médica nutróloga. O chá de hibisco pode ser utilizado de duas maneiras, quente ou frio. Você escolhe qual lhe agrada. Abaixo você encontra as duas receitas. É importante salientar que a receita do chá frio diluído em 1 litro de água além de ter um sabor mais suave, tem um efeito diurético melhor. Mas ambos possuem a mesma quantidade recomendada pelos nutricionistas.



Como  preparar o chá de Hibisco gelado 
Ideal para consumir como um suchá, durante o dia todo:

Ferva 1 litro de água filtrada, após desligar o fogo, acrescente 2 col (sopa) do hibisco.
Tampe o recipiente e deixe em fusão por aproximadamente 10 minutos.
Coe e leve à geladeira.
Não acrescente açúcar, o ideal é tomar in natura, mas se preferir use adoçante.
É aconselhável consumir o chá durante o dia em que foi preparado, deixar para consumir de um dia para o outro pode fazer com que ele perca suas propriedades nutricionais.

Como preparar o chá de Hibisco quente
Ideal para consumir 2 vezes ao dia antes das principais refeições:

Ferva 1 xícara de água filtrada (200 ml) e acrescente 1 col. (sopa) do hibisco.
Tampe o recipiente e deixe em fusão por aproximadamente 10 minutos.
Coe e não acrescente açúcar o ideal é tomar in natura, mas se preferir use adoçante.
Tome 1 xícara do chá antes do almoço e 1 xícara antes da janta.


Fontes: G1 globo.com,
Médica Nutróloga: Alice Amaral,
Endocrinologista: Flávia Junqueira,
Nutricionistas: Tarciana Gambarra


3 comentários:

  1. Caramba, muito bom saber mais sobre o chá de hibisco e seus efeitos.
    Não sabia e não tinha achado nada a respeito sobre fertilidade relacionada ao chá.
    No meu site eu trato de outras informações a respeito do mesmo, mas é sempre bom saber mais, vou até por essas informações lá.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  2. muito bom ja tomo o chá e realmente é ótimo.
    essas informações tiraram muitas dúvidas que eu tinha Obgd ❤

    ResponderExcluir
  3. Foi a única informação não copiada que achei sobre o chá. Estas de parabéns! Coloca as fontes que embasam tuas informações. Isso é fundamental pra diferenciarmos os que só passam a informação, dos que realmente pesquisam sobre, pra saber se aquilo e verdade ou mito.

    ResponderExcluir