sexta-feira, 4 de março de 2016

Como Conservar os Nutrientes dos Legumes Congelados- Técnica de Branqueamento



A técnica chamada de branqueamento consiste no choque térmico do alimento. Ele interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento do legume e ainda limpa a sua superfície, retirando os micro organismos, mantendo ao máximo as características dos alimentos, inclusive suas propriedades nutricionais. 

Para você que quer congelar os legumes sem perder seus nutrientes, aí vai o passo a passo de como congelar, e quais legumes podem ser congelados. 

Quais legumes/vegetais podem ser congelados através da técnica do branqueamento

Abóbora
Abobrinha
Aipo
Alcachofra,
Almeirão
Batata
Batata Baroa
Batata Doce
Berinjela
Beterraba
Brócolis
Cenoura
Couve Flor
Couve de Bruxelas
Ervilha
Espinafre
Mandioca
Mandioquinha
Milho em Espiga*
Mostarda
Nabo
Pimentão
SalsãoVagem

*O Milho em Espiga (não faz parte da família das leguminosas, mas pode ser usada a técnica de branqueamento antes de congelar)

Todos os vegetais listados acima podem ser congelados através da técnica do branqueamento sem perder seus nutrientes e mantendo a cor viva do alimento, já as verduras que são consumidos cruas como tomate, pepino, rabanete, as folhas (Alface, Rúcula...), não podem ser congelados pois perderão suas características como consistência e sabor. Já as folhas usadas para temperar refogados, como salsinha, cebolinha e coentro, podem ser congeladas sem problemas. 


Passo a Passo do Branqueamento e Congelamento dos legumes


1° Passo: Lave bem os legumes, corte no tamanho que você utilizará, prepare uma panela com água fervendo e um recipiente com água gelada e gelo (para o choque térmico)



2° Passo: Cozinhe o alimento de 1 a 4 min. (abaixo você encontra o tempo de cozimento de cada alimento), após o tempo certo, escorra a água rapidamente para o próximo passo.
Dica: Não tampe a panela, para que ele conserve a cor viva do alimento, sem escurecer.
Outra super dica é colocar 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio na água do cozimento, manterá a cor mais viva e auxilia na remoção dos agrotóxicos.





3° Passo: Logo em seguida, o choque térmico, leve o alimento para o recipiente com água gelada e gelo pelo mesmo tempo em que foi submetido a fervura para que ele interrompa o cozimento imediatamente.



4° Passo: Escorra bem a água e o alimento já está pronto para ser congelado.
Dica: Você pode colocar os legumes em uma assadeira separados para que não grudem uns nos outros e leva-los ao freezer, depois de congelados, guarde-os em saquinhos ou potinhos no congelador. Na hora de usar eles estarão soltinhos para que você retire somente a quantidade desejada.


Tempo de Cozimento de Cada Vegetal, na Técnica do Branqueamento:
1 minuto: Espinafre, Mandioquinha, Milho em espiga, Mostarda, Nabo, Pimentão, Vagem;
2 minutos: Abóbora, Abobrinha, Alcachofra, Almeirão, Batata, Batata doce, Berinjela, Beterraba;
3 minutos: Aipo, Batata Baroa, Brócolis, Cenoura, Couve-flor, Salsão;
4 minutos: Couve-de-bruxelas.


Obs.: No caso da couve, não será utilizada a técnica de branqueamento, mas se for consumi-la refogada, você poderá refogá-la por 3 minutos e congelar.

Qual a Maneira Certa de Descongelar os Alimentos







2 comentários:

  1. Boa tarde, teria alguma indicação para branqueamento de coentro...obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, teria alguma indicação para branqueamento de coentro...obrigada

    ResponderExcluir